X Campeonato Mundial de Karate – Cadetes, Juniores e Sub21 – 2017

Realizou-se entre os dias 25 e 29 de Outubro o X Campeonato Mundial de Karate  Cadetes, Juniores e Sub21 2017, em Tenerife, com a responsabilidade organizativa da Federação Mundial de Karate (WKF). Um evento que reuniu 109 países e 1710 atletas.
Os nossos atletas André Pestana, Henrique Ferreira e João Casimiro estiveram em representação da Federação Nacional de Karate de Portugal, e estiveram integrados numa comitiva de 31 pessoas.
 
 A nossa representação foi na vertente de Kata, especificamente, na prova de Kata Individual Junior Masculino (João Casimiro) e em Kata Equipa Cadetes e Juniores Masculinos (André Pestana, Henrique Ferreira e João Casimiro).
 
João Casimiro foi o 1º a participar, dia 25 de Outubro, numa prova com 52 atletas. a 1ª eliminátoria passa por Bye, na 2ª eliminatória, ganha o atleta da Polónia  MikoLaj Dobrzynski por 4/1, na 3ª eliminatória, e já no últimos 16 atletas apurados, perde por 5/0, com o atleta espanhol Martin Torre (que viria a se classificar em 3º lugar). Este por sua vez perderia, com o atleta do Japão, retirando as hipóteses de repescagem ao João Casimiro.
 
A Equipa de Kata, participou no dia 27 de Outubro, numa prova com 21 equipas. A 1ª eliminatória passa por Bye, na 2ª eliminatória ganha a equipa da Eslovénia por 3/2. Na 3ª eliminatória, e já no últimos 16 equipas apurados, perde por 3/2, com a equipa das Estudos Unidos da América. Esta, por sua vez, perde na eliminatória seguinte, com a Turquia (que sagrou-se Campeã Mundial), impossibilitando o acesso as repescagens para um possível 3º lugar.
 
Ditou o sorteio que, tanto, na prova individual como na de equipa, ficaríamos na pool, dos melhores atletas ou equipas, que acabariam por se sagrar campeões mundiais, enaltecendo assim, a prestação técnica dos nossos atletas e contribuindo para mais um experiência técnica e formativa impar, dos mesmos.
 
Ficar no top 16 mundial é um grande orgulho, e que advém de todo um trabalho de preparação, entre os vários agentes, atletas, Enc. Educação, clubes, AKRAM e FNKP mas principalmente dos 3 atletas que demonstraram, disciplina no trabalho, compromisso, uma evolução, tanto a nível técnico, fisico e psicológico, resultado de várias centenas de horas de trabalho.

Partilhe nas redes sociais!