Projeto: “O Karaté como mais-valia para uma sociedade mais ativa”

O Karaté é uma das mais antigas artes marciais e desporto do mundo. As técnicas físicas e psicológicas baseiam-se no Bushido (caminho do guerreiro), um código de ética e valores axiológicos, cujos princípios estão assentes na lealdade, na honra e na superação.

Com este projeto pretendemos contribuir para uma sociedade cada vez mais ativa em todas as faixas etárias, assim como na reativação de valores axiológicos importantes numa sociedade, como a superação, a interajuda, o sentido de comunidade, o respeito, a capacitação motivacional, a gestão emocional, o bem-estar físico e mental. Para além de dar a possibilidade da prática de um desporto para “a vida”, como diria um dos grandes mestres e mentores do Karaté Kenwa Mabuni; “O verdadeiro sentido das artes marciais consiste em aprender a reconhecer e superar o nosso verdadeiro inimigo; estar para além do impulso de lutar contra os outros; transcender as distrações relacionadas ao ego; e harmonizar o homem com a natureza através da prática rigorosa dos princípios morais, do estudo filosófico e do longo processo de auto-aperfeiçoamento. O karate brinda a possibilidade a qualquer pessoa, sem importar a sua idade, sexo ou condição, de aprender um sistema de saúde e defesa pessoal incomparável e para toda a sua vida.”

As aulas assentam em exercícios técnicos de karaté assim como a sua parte filosófica e valores com o caráter, a sinceridade, a etiqueta, o esforço, o autocontrolo, a virtuosidade, o humanismo, a lealdade, a interajuda, a superação.

Karaté e benefícios das artes marciais na terceira idade

Com o aumento significativo do número de pessoas na terceira idade na nossa região, país e bem como ao redor do mundo, temos presenciado cada vez mais a crescente quantidade de idosos em ótima forma física, fazendo atividades ao ar livre e procurando outras possibilidades de treino e capacitação física. O avanço da medicina e os cuidados preventivos, como exercícios e alimentação saudável, fazem com que as pessoas vivam mais e com melhor qualidade. O karaté é uma boa opção, o qual trabalha tanto os aspetos físicos, como psicológicos, emocionais e motivacionais.

O karaté desenvolve o lado mental, físico e espiritual do praticante.

Promove a manutenção muscular e o tónus muscular de forma mais equilibrada e específica, ou seja, é trabalhada a definição muscular conjuntamente com o fortalecimento dos músculos, prevenindo por exemplo, torções, luxações e dores nas articulações.

Existem muitas evidências científicas e estudos científicos apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de tanto de crescimento como envelhecimento, algumas destas práticas desportivas como o Karaté têm se especializado no atendimento, acompanhamento e orientação dos mais velhos, pois essa demanda tem crescido de forma exponencial.

Para atender aos interesses e necessidades deste público, foi desenvolvido dentro do Karaté programas de treinos específicos para adultos e terceira idade promovendo o envolvimento ativo, assim como foi desenvolvido para as crianças, jovens e adultos.


Benefícios gerais do Karaté na Terceira Idade:

• Fortalece os músculos das pernas, pélvis e costas;

• Melhora os reflexos;

• Melhora a sinergia motora das reações posturais;

• Melhora a velocidade e a mecânica de andar;

• Incrementa a flexibilidade;

• Trabalha o corpo todo, ajudando na perda e manutenção do peso;

• Melhora a mobilidade;

• Diminui o risco de doenças cardiovasculares;

• Aumenta o processo cognitivo através de exercícios que estimulam a coordenação motora;

• Promove a autoestima e o controlo emocional

• Promove o respeito e a disciplina

• Promove a importância da persistência para alcançar os objectivos

 

Visita do grupo do Espaço Sénior das Cruzes ao Dojo na Nazaré com o Sensei Eduardo Martins

Partilhe nas redes sociais!