Karaté – Modalidade Olímpica

Ex.mos Senhores Presidentes de Clubes,

CC a todos os treinadores e agentes desportivos  

 

Foi conhecimento público que no dia 03 de Agosto de 2016, o Comité Olímpico Internacional aprovou a modalidade de Karate como uma das cinco modalidades efetivas para os Jogos Olímpicos em 2020  (https://www.olympic.org/news/ioc-releases-olympic-programme-commission-report-on-proposed-sports  http://comiteolimpicoportugal.pt/jogos-olimpicos-toquio-2020-vao-contar-com-5-novas-modalidades/).

O Exmo. Sr. Presidente do Comité Olímpico Português emitiu uma declaração escrita no sentido de esclarecer que a nossa modalidade é modalidade Olímpica e está enquadra no Programa Desportivo do Jogos Olímpicos de Verão, mais propriamente nos Jogos XXXII Olimpíadas Tóquio 2020.

Após a primeira publicação do PRAD 2016/2017, verificámos que a nossa modalidade não se encontra enquadrada no coeficiente 1 incluída no Comité Olímpico Internacional (al) C, n.º 3 do art. 2º do PRAD)

Logo após aquela publicação, a Direção da AKRAM iniciou uma série de diligências no sentido de fazer chegar todas as informações em relação a este assunto de forma institucional à DRJD.

Hoje, tive o prazer de receber uma chamada do Dr. David Gomes, onde confirmou o reconhecimento do Karate como Modalidade Olímpica a partir de 03 de Agosto de 2016.

Esperamos que a modalidade de Karaté seja enquadrada no coeficiente 1 já na segunda publicação do PRAD 2016/2017, pois faz todo o sentido que assim seja.

O apoio financeiro aos clubes e associação, será mais elevado, possibilitando a estas instituições um maior investimento na área desportiva, para além do reconhecimento institucional que proporciona à nossa modalidade. 

Em nome da Associação de Karate da Região Autónoma da Madeira e de toda a estrutura desportiva regional da nossa modalidade, venho por este meio agradecer publicamente todo o empenho que a DRJD prestou neste prestigioso reconhecimento desportivo e institucional, especialmente na pessoa do Sr. Diretor Regional Dr. David Gomes.

Quero também agradecer o empenho do Sr. Presidente da Federação Nacional de Karate, Sr. Carlos Silva, por ter tido um papel fundamental no contacto com o Comité Olímpico Português.

Agradecia que os clubes divulgassem a todos os seus associados.

Estamos todos de parabéns, Oss!

 

Samuel Chícharo

Presidente da AKRAM

Partilhe nas redes sociais!